top of page

Jornada Acadêmica 2016

Dia 1 - 21 de Setembro

Hoje às 8h da manhã deu-se início à 2ª Jornada de Comunicação Institucional. A vice- diretora do SEPT, Silvana Maria Carbonera, e a coordenadora do curso de comunicação institucional, Prof Flávia Bazan Bespalhok, foram as responsáveis pela abertura e deram as boas vindas aos participantes do evento. 

 

Logo após a abertura a Prof Flávia Bazan Bespalhok passou a palavra à Mariana Van Bylt, primeira palestrante do evento. Mariana dividiu com os que a assistiam suas experiências tanto acadêmica quanto profissional. Disse que se apaixonou pela área aos 12 anos ao assistir um comercial que a tocou de forma particular. A partir disso, Mariana escolheu cursar publicidade e propaganda e agora trabalha como Produtora na Asteróide Filmes. A palestrante descreveu como é seu dia a dia na produtora, nos mostrou alguns trabalhos que realizou e se emocionou e emocionou a platéia ao contar do trabalho que fez com os atletas refugiados nessa olimpíada, que trouxe uma bandeira e um hino para os até então “sem nação”. Mas antes de toda emoção rolar, Mariana diferenciou uma agência publicitária e uma produtora, demonstrou como as duas podem influenciar na economia do país e então explicou as etapas para a produção de um material dentro de uma produtora de filmes.

 

Ao final da palestra, enquanto os alunos se deliciavam com o coffee break, convidamos Mariana para responder algumas perguntinhas em particular e ela nos contou que já trabalhou numa empresa com presença fortíssima de comunicação institucional e que tem mais facilidade em trabalhar com clientes que possuem um setor de comunicação institucional mais bem estruturado, pois não há tanta necessidade de explicar detalhes práticos ao cliente, visto que esse já possui conhecimento na área.

 

Depois do intervalo os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre marketing esportivo com Marlon Camargo, que contou um pouco de sua trajetória, passando da faculdade a Copa do Mundo de 2014!  
 

Marlon, que é triatleta, compartilhou suas experiências profissionais na área da produção esportiva e citou 5 passos para fazer o planejamento estratégico da sua campanha, que são: Diagnóstico, Imersão, Ideação, Protótipo e Gestão de Projetos. O palestrante usou três clientes como exemplos para explicar os 5 passos, clientes estes que foram atendidos durante o mesmo período, o da Copa do Mundo de 2014, eram eles: Itaú, Adidas e FIFA. O que mais surpreendeu os presentes foi o caso da FIFA que se tratava do mascote “Fuleco”, como ocorreu todo o planejamento desde a escolha do nome até seu lançamento e o acompanhamento durante o evento.
 

Em conversa particular com o Marlon, descobrimos que ele saiu das grandes empresas para voltar a estudar, no momento está fazendo mestrado voltado à comunicação institucional!
 

E assim encerrou-se o primeiro dia de jornada, mas ainda temos mais dois dias de eventos e quatro palestras interessantíssimas sobre comunicação! 

 

Por Andressa Flavia da Silva – Assessoria de Imprensa TCI/ ZIIP

DIA 2 - 22 de Setembro

O segundo dia da 2ª Jornada de Comunicação Institucional contou com as palestras de Fernanda Salles e Daniel Castellano. Fernanda começou a manhã incentivando os alunos a seguirem a carreira que amam que como ela disse, que “faz os olhos brilharem”. Após esse momento introdutório de inspiração, a palestrante, que é mestranda na UTFPR, nos contou sobre sua jornada no terceiro setor. Fernanda trabalha como gestora de projetos na ONG Socorro aos Necessitados, que ajuda idosos há 95 anos. A instituição possui o Lar dos Idosos e o Centro Dia, esses dois locais foram criados para ajudar os idosos e suas famílias, oferecendo mais de 10 serviços para melhorar a qualidade de vida daqueles que frequentam esses lugares, entre eles: geriatria, nutrição, serviço social, enfermagem, psicologia e outros.

Fernanda, formada em relações públicas, explicou como funciona a comunicação dentro da ONG, que utiliza o “Desenvolvimento Institucional” e, que apesar de todo o planejamento e acompanhamento, ainda há uma dificuldade de mensurar o impacto das redes sociais nas doações que eles recebem, por exemplo, a Gazeta do Povo compartilhou em uma rede social uma campanha da ONG, o que gerou em torno de 50 mil novos compartilhamentos e um número enorme de doações deixando o estoque deles lotado! Por isso, Fernanda diz que o mundo é abundante em fontes de recursos o que falta são projetos no terceiro setor.
           

Após um intervalo a Jornada voltou com o repórter fotográfico Daniel Castellano, mostrando seus registros maravilhosos e até emocionantes e contando um pouco sobre o cotidiano da profissão. Daniel, que prefere a rua a um estúdio fotográfico, está sempre com uma câmera na mão, mesmo fora do horário de trabalho, e diz que não consegue descansar seu olhar fotojornalista.
 

Daniel, que trabalha para a Gazeta do Povo, esteve presente em situações marcantes da sociedade brasileira como os protestos contra o governo, desastres naturais e até mesmo a Copa do Mundo de 2014. O fotógrafo, conta que essas situações são chamadas de “hard news” por serem eventos mais complicados e exigirem mais do profissional, algumas podendo colocar em risco a segurança deste, mas há as gratificantes como poder fotografar um calouro em seu banho de lama comemorando a aprovação no vestibular. Para essas fotos causarem impacto no público o fotógrafo precisa estar sempre procurando novas técnicas e se inovando, e para Daniel, este é um dos grandes desafios da profissão, pois precisa sempre usar a criatividade para atrair os leitores.
           

Após o final das duas palestras houve sorteio de livros e a palestrante Fernanda também trouxe um CD da ONG para sortear aos participantes. E após muitas perguntas ao palestrante Daniel encerrou-se mais um dia de muito aprendizado na 2ª Jornada de Comunicação Institucional.
 

Por Andressa Flavia da Silva – Assessoria de Imprensa TCI/ ZIIP

Professoras Flávia, Juliane e Letícia (da esquerda para a direita)

Dia 3 - 22 de Setembro

 

No último dia da jornada o Setor de Educação Profissional e Tecnológica teve o orgulho de receber o egresso de Comunicação Institucional Dennis Faustino. O ex-aluno, que veio de Paranaguá para Curitiba fazer parte da segunda turma de Comunicação Institucional, contou sua trajetória na área e deu dicas aos futuros comunicadores.

Dennis é hoje dono de sua própria empresa de comunicação, a “Embrasep”, que trabalha com sinalização em Paranaguá. O empreendedor contou que antes da Embrasep ele possuía outra empresa, a Em Vista, que era uma agência publicitária, também em Paranaguá, que apesar de ter crescido muito rápido não se consolidou no mercado por não ter segmentado os serviços que ofertaria. A partir disso, Dennis aprendeu algumas coisas e passou 10 dicas aos alunos para não falir uma empresa, entre elas: Tenha um propósito maior, aprenda a dizer não e faça uma gestão eficaz do seu tempo. Ao encerrar seu discurso e abrir para perguntas do público Dennis pôde, além de responder dúvidas dos alunos, responder perguntas de seus antigos professores que disseram estar orgulhosos.

           

Para encerrar as palestras da jornada tivemos Elias Teixeira contando sobre o uso das mídias digitais na comunicação pública. Elias, formado em marketing pela UTP, trabalha como social media na Prefeitura de Araucária e se inspirou na página do facebook da Prefeitura de Curitiba para desenvolver o projeto de comunicação das redes sociais que iria gerir. O palestrante contou que ao dirigir redes sociais sempre tem que estar atento ao que os internautas pensam e saber que é necessário mudar de ideia com frequência.

           

E com o discurso da professora e coordenadora do curso Flavia Bazan Bespalhok deu-se fim à 2ª Jornada de Comunicação Institucional. Obrigada por nos acompanhar e até a próxima!

 

Por Andressa Flavia da Silva – Assessoria de Imprensa TCI/ ZIIP

bottom of page