2019
Primeiro dia: 7 de maio
Inspiração e técnica marcaram o primeiro dia da 5° Jornada de Comunicação Institucional
O primeiro dia da jornada de comunicação foi um sucesso! Parabéns a todos os envolvidos e um agradecimento especial aos palestrantes que brilhantemente compartilharam seus conhecimentos com o público. Tanto na palestra de abertura, proferida pelo professor Castro Pizzano, quanto nas oficinas, a receptividade da plateia foi especial. O Branded Content, tema da jornada deste ano, é atual, convidativo e chama a atenção dos estudantes de comunicação pelas oportunidades de vagas no mercado e pela qualificação profissional necessária, que vai desde gestão de marcas até a produção de conteúdo.
Para o professor Castro, o comunicador tem a possibilidade de renovar, de expandir e de fazer a diferença no mercado usando a criatividade para a solução dos problemas. Em sua abordagem sobre “Economia Criativa”, tema central da palestra, o professor a conceitua como sendo a criação de novos mercados utilizando a criatividade como força motriz. Para o palestrante a aplicabilidade da modalidade está na experimentação, na pluralidade e na diversidade de referencial, que é potencializa na comunicação integrada. A manhã também foi marcada com oficinas que abordaram o conteúdo em suas mais diversas aplicações. Eliz Andrade, egressa do curso e ministrante da oficina “Como encantar seu público com Brand Content na internet “, relatou que as possibilidades são múltiplas para um comunicador no mercado de trabalho. Fábio Yamagami, ministrante da oficina “Como valorizar seu produto”, falou dos desafios e limitações do Marketing Digital na atualidade.
Na oficina “Como realizar um planejamento de conteúdo institucional”, Helton Magalhães relatou que o profissional de comunicação institucional é vital para o resultado da comunicação interna e externa de toda e qualquer instituição e ressaltou a importância de uma comunicação eficaz no contexto atual mercadológico digital. A oficina “Redação criativa e produção de conteúdo”, ministrada pelo Comunicador Institucional Igor Magalhães, reforçou a importância de se desenvolver habilidades na área de redação para o desenvolvimento de ações mais eficazes de branded content.
Assessoria de imprensa
Amir Bovenschulte
Wellington Martins Pinto
Segundo dia: 8 de maio
Aprendizado e carreira foi a marca deste segundo dia da 5º jornada de Comunicação Institucional
A jornada desta quarta-feira começou com a palestrante e coaching Paula Boarin que, brilhantemente, atraiu o público com sua performance na abordagem do tema Personal Branding. Para Paula o comunicador precisa estar ciente da importância de gerir conteúdo para sua própria imagem e que o conteúdo é tudo nos dias de hoje. A palestrante ressaltou ainda que o marketing não dá jeito em alguém com um conteúdo ruim, mas que auxilia nesse processo. Sugere que o profissional busque por boas qualificações e que seja autêntico, capaz de ser a mesma pessoa em vários ambientes.
Paula complementa dizendo que o comunicador deve se alavancar como profissional e não apenas um reflexo da empresa que trabalha. Lembrou, ainda, que o empreendedorismo contribui para as múltiplas carreiras, sendo uma tendência aos profissionais atuais de destaque nas mais diversas áreas de atuação. A palestrante finaliza com uma simples frase “é preciso ser e parecer”, acrescentando que o networking na internet pode trazer bons resultados.
A segunda palestra do dia abordou o tema “Branding como ferramenta de desenvolvimento econômico sustentável” e foi ministrada por Paulo Zottino. Em sua abordagem Paulo enfatiza a importância do posicionamento da marca para as empresas como foco de diferenciação mercadológica. Durante sua fala citou que o comunicador institucional precisar estar atento para conseguir interpretar com clareza o propósito da instituição para conseguir gerar conteúdo. Para Paulo o design da marca tem forma, mas também tem uma função na vida das pessoas e no mundo dos negócios. Reforçou, ainda, que os profissionais da área precisam de visão e conhecimento sobre economia sustentável porque a tendência é cada vez mais o lucro e a sustentabilidade estarem diretamente ligados. Finaliza sua fala explicando que o Branding é composto por três pilares que devem ser considerados de forma igualitária: a comunicação, a marca e o negócio.
Assessoria de Imprensa
Amir Bovenschulte
Wellington Martins Pinto
Segundo dia: 9 de maio
Reflexões sobre o feminismo e empreendedorismo marcam o último dia da Jornada de Comunicação Institucional
A último dia da 5ª jornada de Comunicação Institucional contou com a mesa redonda “Feminismo e Comunicação” e promoveu um debate positivo sobre o movimento feminista, dialogando sobre temas pertinentes, atuais e relevantes no mercado e na sociedade. Dentre as abordagens da professora Dra. Carla Rizotto (UFPR), integrante da mesa que abriu as discussões, destaca-se a apresentação das três etapas que o movimento passou até chegar nos moldes atuais, citando o primeiro ciclo que teve o surgimento dos ideais de empoderamento feminista, o segundo ciclo citando as possibilidades da mulher posicionar-se e o terceiro ciclo que traz a imersão da mulher na sociedade com igualdades de valores socioculturais. Carla ressalta que o último ciclo é o que vivemos hoje, a internacionalização em prol da mulher e do seu querer, ter o poder de decisão.
A palestrante comenta que a quebra de paradigmas, do tabu, do silêncio e a força das mídias sociais tem sido um forte aliado na disseminação sociedade para que a mulher possa ter seu direito de ir e vir sem ser oportunada. “Já basta a onda de assédio que essas sofrem, seja com o abuso dentro de casa, da família, da sociedade, no emprego e etc”.
Caroline Busatto, ativista do movimento feminista, observa que a má distribuição das riquezas do mundo, nos faz subjulgar que parte do que vivenciamos hoje nos meios sociais e culturais são relacionados à essa perda de perspectiva da dignidade humana em todas as suas esferas. Observou que 75% da força de trabalho da nova geração será representada pela geração Y, e que esses são explícitos ao expressarem seus ideias e valores. Para a palestrante, as lideranças femininas são promovedoras de transformações em todos os pilares sociais, o olhar ao outro são possibilidades de fortalecer a conjunção de transformação no cenário cultural. A Professora Dra. Nicole Kollross (UFPR), comenta em seu discurso que das perspectivas de gêneros, identidade e performances, as mulheres podem ser o que quiserem ser e expressar da forma que escolherem. “A identidade de se auto reconhecer enquanto ser humano e essa auto-percepção define o seu eu próprio, tudo está relacionado com disputas de poder e influenciar. Se “talvez” fosse diferente não fosse possível desconstruir”.
Karina Gallon, integrante do projeto feminista Peita, enfatiza que a personificação da mulher enquanto movimento é capaz de proliferar o poder feminista nas sociedades. O debate de hoje, com a participação da plateia, realçou os valores da identidade feminina em prol dos direitos de igualdade social como um todo, nos dando o entendimento de que este tema, como muitos outros polemizados na contemporaneidade é uma construção social em constante transformação cultural.
A segunda palestra, com o tema “Branding e comunicação de marca” ministrada pelo Daniel Mocellin, sócio-proprietário da hamburgueria Whatafuck, permitiu maior interação com a plateia. Com perguntas a respeito do negócio e também com sugestões para novos formatos, o palestrante carinhosamente absorveu as dicas e retribuiu o público com seus brindes.
Para Daniel, o comunicador precisa ter percepção e visão de negócio do externo para o interno. É daí que julga vir ideias inovadoras para seu empreendimento e que também o próprio branding contribui para as novas ideias. Parcerias também estão em seu cardápio para a criação de novos produtos. Por exemplo, o slogan “cerveja de verdade até na sola do pé” referência ao produto desenvolvido em uma de suas parcerias.
E finaliza recomendando que o comunicador precisa estar atento a tudo que está relacionado a marca.
E foi assim que finalizamos esta jornada. Com sorteios de brindes e muita alegria da plateia e de todos os envolvidos.
No próximo ano tem mais!
Assessoria de Imprensa
Amir Bovenschulte
Wellington Martins Pinto