top of page
feclaiconejornada.gif

2015

feclaiconejornada.gif
feclaiconejornada.gif

DIA 1 - 10 de Novembro

 

A primeira Jornada de Comunicação Institucional da UFPR foi realizada nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2015 no auditório do SEPT. Idealizado pelas alunas Mayra Ninomiya e Francis Gonçalves, durante a disciplina de Prática em Agência, o evento contou com o apoio da Coordenação do Curso e do Centro Acadêmico. A professora Flávia Bespalhok, coordenadora do curso de Tecnologia em Comunicação Institucional, abriu a Jornada na terça-feira, dia 10, primeiro dia do evento.

 

As palestrantes do primeiro tema foram Quitéria Brevilhieri e Luciana Cristo, ambas graduadas em Jornalismo. Quitéria é assessora de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde, e Luciana é assessora da Secretaria Estadual de Segurança Pública. As assessoras comentaram sobre as atribuições da profissão, a rotina intensa de trabalho, a imprevisibilidade e a necessidade de trabalhar com postura profissional, eficiência, comprometimento e curiosidade.

 

A segunda palestra do dia foi com Lucas Dieter, publicitário sócio da Agência Hop em Curitiba. Lucas contou sua trajetória na publicidade e como se tornou um empreendedor. Lucas apresentou também histórias de sucesso de jovens empreendedores das gerações Y e Z. O publicitário também falou um pouco sobre a “Economia On-Demand” que estamos vivendo atualmente, e sobre a importância de ser inovador. Segundo Lucas, sua ideia é só uma ideia se não for colocada em prática. Lucas terminou sua palestra com uma motivação para todos: vá longe!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DIA 2 - 11 de Novembro

 

O segundo dia da I Jornada de Comunicação Institucional da UFPR começou com uma palestra sobre eventos, e contou com a participação do aluno Luan Aurélio – Técnico em Eventos, e Patricia Meyer, jornalista especialista em Comunicação Institucional e professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Luan contou sobre sua experiência com eventos sociais e corporativos, as empresas pelas quais passou e os principais requisitos para trabalhar na área: criatividade e talento, além de técnica. Patricia, além de contar sobre suas experiências de trabalho, falou sobre a comunicação integrada: um conjunto de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação. A professora ainda relatou a experiência da gestão de uma crise ocorrida dentro do IFPR.

 

A segunda palestra do dia foi sobre o grupo WordPress Curitiba. Daniel Kossmann, um dos organizadores, falou sobre as funcionalidades do WordPress – um software livre que atua como um gerenciador de conteúdo, muito utilizado devido a sua autonomia e funcionalidade. Daniel falou ainda sobre o WordPress Camp, um evento voltado a todos os utilizadores do WordPress, e  os WordPress MeetUp, eventos mensais que vêm sendo realizados pelo grupo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DIA 3 - 12 de Novembro

Uma das palestras mais aguardadas pelos participantes da Jornada aconteceu no terceiro dia do evento, com um dos membros da equipe de Mídias Sociais da Prefeitura de Curitiba – a “Prefs”. Lucian Woitowicz contou um pouco sobre o histórico da página no Facebook, que teve sua primeira inspiração na campanha política do presidente americano Barack Obama. A ideia era sair do senso comum de que os curitibanos são frios e fechados, e trazer a Prefeitura para mais perto dos cidadãos. Conforme Lucian, para a equipe da Prefs, com diálogo transparente e sincero é possível falar sobre todos os assuntos. Outro conceito que Lucian apresentou foi do sociólogo holandês Ruud Kopmans, que trabalha os termos ressonância, legitimidade e visibilidade em comunicação.

 

Para o trabalho da Prefeitura nas mídias sociais, é possível abrir mão de um destes pilares para gerar relevância e engagamento através dos outros dois. A intenção da equipe de mídias sociais da Prefeitura é a de fazer mais pelas pessoas através da visibilidade da ferramenta, já que no primeiro semestre deste ano 137 milhões de pessoas foram impactadas pelas publicações.

 

A segunda palestra foi do fotógrafo Gustavo Jordaky, nascido em São Paulo e morador de Curitiba há 10 anos. Gustavo é o criador do projeto “Humans of Curitiba”, que reúne imagens e histórias de pessoas que o fotógrafo encontra e aborda no centro da cidade. Segundo Gustavo, o projeto – inspirado pelo projeto “Humans of New York” –  busca enxergar histórias onde normalmente só se vê pessoas, e utiliza uma linguagem social e documental. O objetivo do fotógrafo é realizar um registro sobre as pessoas – ouvir quem está na rua, escutar as diferentes opiniões e mostrar a diversidade. Gustavo pretende lançar um livro para deixar as imagens e histórias registradas.

 

Após a palestra de Gustavo, a professora Flávia Bespalhok, coordenadora do curso, encerrou a I Jornada de Comunicação Institucional agradecendo a presença de todos.

 

 

bottom of page